quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

APRECIAÇÃO LITERÁRIA - Manual Sobre Alzheimer - 2ª Edição (VM)


MANUAL DO CUIDADOR DE
PACIENTE COM ALZHEIMER
(A Jeito de Prefácio)
Vianney Mesquita*



Tudo nos entedia quando não estamos bem (J.W. GOETHE).


Está à disposição do consultante brasileiro a quem o assunto interessa o livro intitulado Alzheimer – Reaprender Lições e Conviver, em segunda edição, de autoria da Professora Maria José Rondon Régis Botelho (UECE), editado pela Expressão Gráfica e Editora, de Fortaleza-CE.

Este configura um pequeno vade-mecum do cuidador de portadoras da doença de Azheimer, cujo conhecimento, ainda hoje, permanece meio incógnito, em muitos dos seus aspectos, malgrado haver sido descoberta no primeiro ano do século imediatamente passado.

É um dos modos mais comuns de demência (caduquice-esclerose), doença que progride ao destruir a memória e muitas outras funções cerebrais relevantes, podendo permanecer por anos ou durante toda a vida.

O título desta manifestação patológica decorre do fato de haver sido, de início, descrita em 1901 pelo médico-psiquiatra alemão Alois Alzheimer (Baviera-Al, 14.06.1864; Wroclávia-Po, 12.12.1915), porém até hoje, ainda são descobertos aspectos da doença ainda não revelados, de sorte que, à medida do tempo, mais se recolhem conhecimentos referentes a este mal que atinge milhões de pessoas em todo o Mundo.

O livro relata, clara e concisamente, a convivência, acompanhamento e cuidado em relação ao citado agravo que acometeu o marido da Autora, o professor universitário, acadêmico e engenheiro-geógrafo coestaduano Caio Lóssio Botelho, no transcurso de vários anos. Em tal circunstância, pois, ela estudou, aprendeu e pratica/ensina o modus operandi da atenção ao doente em tal estado, experiência expressa oportunamente no volume sob comentário, agora mais alentado, exatamente em razão de suas novas experiências hauridas no contato diuturno com as manifestações dessa patologia.

Conforme faz questão de chamar a atenção, neste relato-ensaio, Maria José Botelho não se arvora de especialista da Medicina, nem de outras Ciências da Saúde, tampouco tem a veleidade de imprimir estatuto científico profundo ao trabalho relatado.

No trato e familiaridade com os percalços e manifestações desta enfermidade, auferiu, porém, os necessários conhecimentos de cuidadora específica, ora transmitidos àqueles que dedicam a existência a este ofício corajoso e dignificante de minorar o sofrimento de seus doentes, com vistas a lhes aumentar o universo temporal do decurso vital, com a necessária qualidade e sem ter que internar seus entes queridos, no dizer de Clifort Geertz, numa instituição total, configurada, entre outras, no asilo hospitalar ou casa de repouso.

Sem dúvida, são lineamentos preciosos expressos por uma pessoa com profunda vivência nos meandros e obscuridades desse mal, que tanta desdita carreia para as famílias cuidadoras, então privadas da sanidade e normalidade de seus parentes investidos de moléstia tão insidiosa e decerto incurável, até então, a despeito das fulgurações atuais das Ciências da Saúde.

É indene de incerteza o fato de que este livro é um norte verdadeiro e seguro para quem cuida de pessoas acometidas pelo Mal de Alzheimer, nomeadamente as iniciantes, a quem os mitos, inverdades e folclóricas informações a respeito dele constituem falsos guias, levando a uma conduta incorreta, ao contrário do que deve suceder, isto é, os procedimentos hão de ser executados com desvelo e solicitude adequados àquele desditoso paciente.

É recomendável, pois, ouvir a voz da experiência e praticar os ensinamentos judiciosos de quem hauriu destas circunstâncias os mais profundos saberes práticos na terapêutica de cuidado deste cliente especial.

Para cuidadores é aconselhável a adquisição do comentado aide-mémoire, de recomendações, lembretes e associações evocativas acerca dos quefazeres com seus doentes, haja vista as dificuldades e anteparos que a (ainda) obscura injúria mental exterioriza, conforme já adiantado, mesmo com o atual estado d’arte das disciplinas vinculadas à saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário