domingo, 1 de outubro de 2017

NOTA JORNALÍSTICA - Troféu Sereia de Ouro 2017


TROFÉU SEREIA DE OURO 2017


Aconteceu na noite desta sexta-feira (29.09.2017), no Teatro José de Alencar, em Fortaleza, a solenidade de outorga do Troféu Sereia de Ouro, em sua 47ª edição.


Os quatro agraciados deste ano foram a ativista social Maria da Penha Maia Fernandes, o arquiteto José Liberal de Castro, o médico José Huygens Parente Garcia e o jurista José Coêlho Ferreira, Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar.



A marca comum aos quatro novos “sereiados” é a origem humilde – gente “vinda do Interior, sem dinheiro no Banco e sem parentes importantes”  em paráfrase a Belchior – e que, apesar disso, triunfou sobremaneira, cada um em sua específica área de atuação.  

Esta foi a segunda edição do evento sem Dona Yolanda Queiroz, falecida em junho do ano passado, que juntamente com o marido Edson instituiu a condecoração, em 1971. E foi a primeira sem a presença de seu primogênito, o Chanceler Airton Queiroz, que faleceu em julho deste ano, continuador da obra de seu pai, o grande empresário cearense.

Apesar das perdas que seguidamente a atingiu, a família Queiroz mantém a tradição de distinguir a cada ano quatro grandes cearenses com o Troféu Sereia de Ouro, concedido pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação, que pertence ao Grupo Edson Queiroz.



As irmãs Paula, Lenise e Renata, com a terceira geração no Grupo Edson Queiroz – Igor Barroso, Manuela Bacelar, Edson Neto e Abelardo Rocha, fizeram realizar uma das mais belas edições desse certame, que teve como apresentadores os competentes jornalistas Luiz Esteves e Patrícia Nielsen, a participação luxuosa da Camerata da Unifor, efeitos cinematográficos de luz e som, e decoração assinada por Dito Machado. E o coquetel que se seguiu ficou a cargo de Toca Sampaio.

O cirurgião Huygens Garcia (com a sua mulher Regina), professor de medicina, pioneiro em transplantes de fígado no Estado, falou em nome dos homenageados, fazendo um longo e primoroso discurso em que destacou a importância do trabalho de Dona Yolanda Queiroz e do Chanceler Airton Queiroz nos anos em que comandaram a premiação, discorrendo em seguida sobre a trajetória dos “sereiados” da vez.
Por fim, Dr. Huygens fez um libelo contra a corrupção na política brasileira, referindo à crise na saúde pública nacional, lamentando que os brasileiros estejam deixando o País para fugir da violência, exortando ainda a cidadania a primar pela ética e a protestar contra a iniquidade que grassa no Brasil, até por um cacoete cultural.
    
Ao final, quem falou pela família Queiroz foi Abelardo Rocha Neto, filho de Claudio Rocha e Lenise Queiroz Rocha, neto de Edson e Dona Yolanda Queiroz, atual Presidente Executivo do Grupo. 

São Membros Beneméritos da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo os empresários Igor Queiroz Barroso, Paula Queiroz Frota e Edson Queiroz Neto, nas imagens com seus respectivos cônjuges, Aline, Sílvio e Ticiana.












A ACLJ estava representada na solenidade pelo seu presidente Reginaldo Vasconcelos (com sua mulher Graça).

Presentes outros integrantes da ACLJ, por benemerência: Graça Dias Branco da Escóssia, acompanhada de sua ilustre mãe, Dona Consuelo.

Ministro Ubiratan Aguiar e o Bibliófilo José Augusto Bezerra (Presidente e Presidente Emérito da Academia Cearense de Letras), com as suas  digníssimas Terezita e Bernadete. Na imagem abaixo, compondo o grupo, a escritora Ângela Gutierrez, vice-presidente da ACL. 


Na imagem abaixo, os Membros Titulares da ACLJ Wilson Ibiapina e Fernando César Mesquita, com as consortes Edilma e Cláudia, e com o amigo Estenio Campelo, advogado e poeta, cujo nome propuseram para concorrer a uma cadeira acadêmica em próxima eleição.   




Cândido Albuquerque, Paulo César Norões e Sávio Queiroz Costa, acompanhados por Rebeca, Simone e Sandra, respectivamente; Totonho Laprovitera, Marcos André e Fausto Nilo, todos acelejanos, com as esposas Elusa, Carla e Sílvia. Também estava presente o Membro Titular Fundador Roberto Moreira, Diretor da TV Diário.



     

A solenidade teve excelente cobertura das colunas virtuais Balada In, do jornalista Pompeu Vasconcelos, e Galeria, de Márcia Travessoni, que registraram essas imagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário