sexta-feira, 20 de outubro de 2017

NOTA ACADÊMICA - Homenagem a Pádua Lopes

PÁDUA LOPES
É
HOMENAGEADO
PELA
ACADEMIA
FORTALEZENSE DE LETRAS



A Academia Fortalezense de Letras (AFL), sob a Presidência de Fernanda Quinderé, concedeu ao jornalista e escritor Pádua Lopes, Superintendente do jornal Diário do Nordeste, a Medalha Martins Filho, láurea de que já são detentores o Professor Tales de Sá Cavalcante e o ex-governador Lúcio Alcântara.

A solenidade de outorga da Medalha Martins Filho a Pádua Lopes, que teve como Mestra de Cerimônia a acadêmica Regina Fiúza, Diretora da ACL, ocorreu na noite da última quarta-feira, dia 18 de outubro, no auditório do Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras (ACL).



A mesa de honra foi presidida pela Presidente da AFC, Fernanda Quinderé, foi composta pela Presidente da ACL em exercício, escritora Ângela Gutiérrez, pela Presidente da Sociedade Amigos do Livro, Celma Prata, pelo acadêmico da ACL Pedro Henrique Saraiva Leão, pelo bibliófilo José Augusto Bezerra, pelo Desembargador Fernando Ximenes e pelo homenageado, Pádua Lopes.  

Pádua Lopes foi saudado pelo médico e poeta Pedro Henrique Saraiva Leão, imortal da ACL e seu ex-presidente, e recebeu a Medalha Martins Filho das mãos de José Augusto Bezerra, Presidente Emérito da ACL, Presidente da Associação Brasileira de Bibliófilos e Membro Benemérito da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ).



Foi tão sucinto quanto erudito o discurso proferido pelo Dr. Saraiva Leão, muito mais denso que extenso, como somente os muitos ilustrados logram fazer, enquanto o homenageado fez uma fala de agradecimento marcada pelo bom humor e pela simpatia, conforme frisou em seu pronunciamento final a Presidente Fernanda Quinderé.

A ACLJ estava representada pelo seu Presidente, Reginaldo Vasconcelos, pelo seu Secretário-Geral Vicente Alencar, que também integra a AFL, e por Paulo César Norões, titular fundador da Cadeira de nº 3 da  nossa entidade, que posa ao lado do homenageado

Nas imagens que ilustram esta nota, colhidas pelo fotógrafo Rogério, da coluna virtual Balada In, do jornalista Pompeu Vasconcelos, destacam-se Pádua Lopes com a mulher e a filha, Jo e Tais; a mesa da solenidade; os dois oradores da noite, o que fez a saudação e o que foi saudado, e a entrega da medalha pelo bibliófilo José Augusto Bezerra. 

Acima, o Governador Gonzaga Mota e o acadêmico Saraiva Leão, ladeados por Reginaldo Vasconcelos e Vicente Alencar. Abaixo, as três senhoras que conduziram a solenidade, Regina Fiúza, Fernanda Quinderé e Ângela Gutiérrez.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário