terça-feira, 10 de outubro de 2017

CRÔNICA - As Coisas do Mundo e as Coisas de Deus (JPG)


AS COISAS DO MUNDO
E AS COISAS DE DEUS
João Pedro Gurgel*


Certa vez, fui a um evento evangélico bastante curioso. Nessa época, eu não era católico, era budista. Fui atraído ao “culto” por saber que estaria lá uma garota que me interessava. E, claro, também pela curiosidade sobre a coisa.

Em chegando lá, vi uma cena grotesca. Uma quadra de esportes. Sob o palco improvisado havia uma jovem amarrada com uma corda, sendo puxada por um rapaz musculoso, guiados pela voz de uma pregadora.

A jovem deveria correr até uma imagem santa, enquanto o rapaz a puxava. Aos berros, a pregadora perguntou o nome do rapaz. Ele disse. Ela negou, e gritou: “Você não é fulano, você é o mundo, as coisas do mundo, não é as coisas de Deus”. Em seguida, sobraram desaforos para os roqueiros, os artistas, para toda sorte de gente “do mundo”.

Eu saí. Nem mesmo uma paixão juvenil pôde segurar meu ímpeto de refutar cada ato daquela pregação. Ora, que história é essa? Coisas do mundo e coisas de Deus?

Ok. Eu admito que nossa sociedade é complacente com atrocidades variadas. Mas, todo mundo tem que ir para o mesmo saco? Será que compositor canadense Leonard Cohen escreveu a canção “Hallellujah” possuído? O fato de as bandas Kiss e Iron Maiden (frequentemente associados ao diabo), maiores expoentes do rock no Século XX, serem máquinas de fazer caridade não conta? E o grupo irlandês U2, que até hoje luta pela união de seu país?

Muitas vezes as religiões se enclausuram em seu isolamento celeste (faço o mea culpa e falo dos católicos também). Não se inclinam para entender o próximo, porque a crendice de que o canal com Deus foi estabelecido resolve tudo.

Ironicamente, são bons juízes, capazes de dizer com precisão cirúrgica o que são coisas de Deus e o que não são. E os pobres? E os doentes? E os viciados? E os enfermos mentais? São do mundo ou são de Deus?

Não sei. Talvez seja o nosso mistério. Somos de Deus, mas estamos no mundo. Somos do mundo, mas estamos em Deus. E agora?



Nenhum comentário:

Postar um comentário