sexta-feira, 4 de agosto de 2017

NOTA JORNALÍSTICA - J. Macedo Recebe Medalha Ivens Dias Branco


JOSÉ DIAS DE MACEDO
RECEBE
MEDALHA IVENS DIAS BRANCO


O Governo do Estado acaba de instituir a Medalha Ivens Dias Branco, cujo primeiro agraciado foi o empresário quase centenário José Dias de Macedo, velho amigo e colega do paraninfo da comenda, no ramo trigo-moageiro, que recebeu a láurea em solenidade no Palácio da Abolição, no último dia 03, representado pelo seu filho Roberto.

Ivens Dias Branco, falecido há pouco mais de um ano, foi um dos maiores empresários cearenses de todos os tempos, dos poucos milionários que poderiam explicar a lisura de cada centavo amealhado ao longo da vida, da padaria do pai no interior do Estado ao portento empresarial que construiu, de abrangência nacional.

A propósito, corre a lenda urbana de que o funcionalismo estadual não teve seus salários atrasados no início do ano (em face da crise nacional), pelo vultoso crédito tributário relativo ao inventário de Ivens (2% do patrimônio), narrativa que, se não corresponder à verdade,  não estaria no campo do absurdo.

Lúcio Brasileiro, ícone do jornalismo cearense, comendatário da ACLJ, em sua coluna no Jornal O Povo de ontem (03.o8.17), considerou muito bem inspirada a iniciativa do Governador Camilo Santana, tanto na escolha do paraninfo da medalha, o insigne Ivens Dias Branco, quanto na eleição do seu primeiro recipiendário, o legendário J. Macedo – observação que corroboramos totalmente.

Deixa entretanto de registrar o jornalista a precedência da ACLJ, que, exatamente no aniversário de um ano de falecimento do grande empresário, dia 24 de junho último, concedeu a cinco radialistas locais, dos quais ele era ouvinte e amigo, a Comenda Benemérito Ivens Dias Branco.




As medalhas e diplomas correspondentes foram entregues por sua mulher Consuelo e sua primogênita Graça da Escóssia, no Palácio da Luz, em solenidade presidida pelo Ministro Ubiratan Aguiar, Presidente da Academia Cearense de Letras.  

Para a memória de Seu Ivens, um rico sem jactância, de franciscana postura humana, amante da radiofonia, e para esses cinco homens de imprensa – público foco da nossa Academia, da qual Ivens era Membro Benemérito – essa honraria tem um valor sublime e uma importância superior.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário