quarta-feira, 5 de julho de 2017

MEMÓRIA - Discurso na Posse do Chanceler Airton Queiroz (RV)


DISCURSO DE 
REGINALDO VASCONCELOS

NA 
POSSE DO
CHANCELER AIRTON QUEIROZ

NA
ACADEMIA CEARENSE
DE LITERATURA E JORNALISMO

Associação Cearense de Imprensa
04 de maio de 2013

Ilustre Mesa Diretiva, que cumprimento na pessoa do nosso Presidente de Honra, o Senador Cid Carvalho. Particularmente, saúdo e exalto ainda o Chanceler Airton Queiroz, grande homenageado desta noite; Dona Yolanda, Primeira Dama do meio empresarial no Ceará; a Dra. Fátima Veras, Magnífica Reitora da Unifor, que tanto contribuiu para viabilizar esta homenagem. Senhores acadêmicos, meus confrades. Demais autoridades, seleta plateia de familiares e convidados, meu pai e minha mãe aqui presentes, minhas senhoras e meus senhores.

Quando comunicamos a Dona Yolanda Queiroz, há cerca dois anos, que seu ilustre e saudoso marido, o empresário Edson Queiroz, fora eleito Patrono Perpétuo da Cadeira acadêmica de nº 3, fundada pelo jornalista Edilmar Norões, que é o seu titular vitalício, frisamos que a homenagem não recaía sobre o grande capitão de empresas e empreendedor incansável. Seria obvio demais homenagear esse gigante do empresariado cearense. 


Naquela oportunidade, esclarecemos à Dona Yolanda que a Academia pretendia com aquele gesto abraçar a imensa figura humana de Edson Queiroz, o cidadão honrado, o parceiro leal nos negócios, o amigo solidário, a pessoa magnânima, nas palavras testemunhais de Guilherme Neto, confirmadas por meu pai, que conheceu de perto o primeiro chanceler. Foi essencialmente isso que esta Academia Cearense de Literatura e Jornalismo quis fazer enxergar em Edson Queiroz, através do bronze insondável das estátuas. 

Agora que elegemos o seu primogênito para a mais elevada dignidade desta arcádia literária, o Chanceler Airton Queiroz, distinguindo-o com o título de Membro Benemérito, nós dizemos o contrário: ao homenagear quem está brilhando entre nós não há uma pessoa física a resgatar, nem uma biografia a descrever. Portanto, para justificar a indicação de seu nome para compor esta Academia, não vos cansarei com o longo desfile de seus muitos títulos e diplomas, que são óbvios.

Todas as honras são do mito, o magnífico continuador da obra paterna; todos os aplausos para a legenda, o jovem que sobre o legado do pai soube construir a obra própria, com o mesmo brilhantismo. 

Todos os encômios são do príncipe, o maior ícone do ensino superior no Ceará, mantenedor de um dos mais belos campi universitários do Brasil, quiçá do mundo, em que me graduei anos atrás, e em que se graduará uma das minhas filhas. Todos os vivas ao mecenas, o colecionador de obras de arte, o incentivador da cultura clássica entre nós. 

Salve! Chanceler Airton Queiroz! Seja bem-vindo a mais esse panteão dos imortais. Tenho dito! 



COMENTÁRIO:

O discurso de Reginaldo Vasconcelos, na noite de sábado, no posse do Chanceler Airton Queiroz na Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, foi uma pequena joia.

Cid Carvalho – Antenas e Rotativas  Rádio Cidade  06 de maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário