sábado, 17 de junho de 2017

CRÍTICA LITERÁRIA - Bases da Reflexão Interdisciplinar (CN)

                             
Bases para a Reflexão Interdisciplinar
(O Termômetro de Mc Luhan – Edições UFC, 1994)
Casemiro Silva Neto*  


Agradáveis ao ouvido, deleitosos para os olhos e benignos ao coração, os textos escritos e falas expressos ao compasso da boa elocução estimulam a audiência (no jargão comunicacional, os que veem, ouvem e falam) a prosperar na atenção até o remate do discurso, deste recolhendo o sumo precioso de uma ideação bem refletida. (MESQUITA, Vianney, in academiacearenseblogspot.com.br – 06 de junho de 2017).

  
A iniciativa de reunir, numa coletânea, artigos sobre Comunicação e Ciência da Informação, da lavra de autores docentes e discentes, reveste-se da maior importância e significação, seja do ponto de vista pedagógico, ou pela possibilidade de ampliação da literatura e da discussão relativa ao tema em estudo.

Reportamo-nos, com orgulho, a este livro que, acertadamente, recebeu o título O Termômetro de McLuhan  Bases para a Reflexão Interdisciplinar, organizado pelo Prof. Vianney Mesquita, cuja vocação, sensibilidade e competência, tanto como escritor, quanto na qualidade de editor, mais uma vez, se consolidam e o ratificam como acadêmico de escol, ao lado da Professora Fátima Portela Cysne, a qual se especializa e se recicla todos os dias.

Sobre o primeiro, sempre há mais o que dizer, haja vista que o seu compromisso com a ação acadêmica resta patenteado pela enorme capacidade de incentivo a todos quantos dele se acercam com o interesse de concretizar a publicação de boas ideias. Ele é, por conseguinte, grande entusiasta do exercício editorial, que preenche todos os requisitos para tal função, a qual já exerceu com descortino na editora da Universidade Federal do Ceará (Edições UFC).

Quanto à Professora, mestra e doutora Fátima Portela Cysne, hoje (2017), trabalhando como dirigente do Sistema de Bibliotecas da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Redenção-CE), não lhe prestamos nenhum favor em asseverar que, além de detentora de sobejas qualidades humanísticas, nela pontifica o exemplo da intelectual comprometida e sintonizada com sua época.

A propósito do formato editorial dos textos de que ora cuidamos, isto é, o fato de aparecerem, em volume singular, escritos diversos ou dispersos, na perspectiva do Professor da UFC, Luís Sérgio Santos, [“tem o aprovo de Umberto Eco, tanto em seu Viagem à Irrealidade Cotidiana (1984), como em Sobre os Espelhos e Outros Ensaios ‘.’(In MESQUITA, Vianney. Impressões – estudos de Literatura e Comunicação. Fortaleza: Agora, 1989).

Inclusive, procedendo com semelhante raciocínio, expressa o Autor o fato de que Umberto Eco entende suas coletâneas como uma galáxia de observações não de todo desconexas, cabendo a quem as lê o direito de estabelecer as ligações que lhe parecerem oportunas. Nada, então, mais apropriado e por demais conexo do que a inter-relação dessas áreas.

O Termômetro de McLuhan  é título coetâneo, por exemplo e dentre outros, de O Relógio de Pascal, de Caio Túlio Costa, e O Pêndulo de Foulcault, de colheita do citado Umberto Eco, fatos normais denotativos da constituição semelhante dessas denominações editoriais da época (relógio – pêndulo – termômetro).
Nesse livro, pois, estão 11 textos, escritos com responsabilidade, seriedade e compromisso que o tempo e o momento histórico impunham, todos passíveis, ainda hoje, de inserção no contexto dos debates das vertentes da Comunicação e da Ciência da Informação

Assinado por Mesquita, abre o volume seu maior capítulo (ele é autor de outro), sob a denominação de “Alguns Aspectos da Linguagem nos Meios de Propagação Coletiva”, no qual o leitor tem a ensancha de manter contato com suas preocupações acerca da apropriação indevida de certas maneiras de linguagem operadas pelos media, pois, consoante ensina, [...] “cada medium encerra linguagem própria, defesa de ser usada noutros media de linguagem diversa”.

Não pretendendo suprimir a satisfação do leitor ante a liberdade para interpretar, a sua maneira, o teor da obra sob exame, exprimimos apenas a noção de que os demais segmentos, aqui não comentados, são de igual respeitabilidade, conferindo à totalidade do livro o que o subtítulo tão lucidamente sugere – bases para a reflexão interdisciplinar como a denotar que as ideias esposadas neste não tencionam o estatuto de bem final, que não suporta adendos, correções ou mudanças de pensamento de seus autores, consoante é próprio da Ciência experimentada, cuja certeza jamais poderá ser absoluta.

Como arremate, cumpre-nos, pois, parabenizar os organizadores por esta luzente iniciativa editorial, porquanto, a um tempo em que contribui para elastecer a senda do conhecimento, significa o surgimento de mais um rebento no conjunto da prole literário-acadêmica da UFC, especificamente do Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia – hoje (2017) Departamento de Comunicação Social e Departamento de Ciência da Informação.



*Casemiro Silva Neto
 Natural da vila de Guassussê, Município de Orós, é mestre em Comunicação da Imagem e doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor-adjunto, aposentado, da Universidade Federal do Ceará. Autor de livros e artigos científicos na área da Ciência da Informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário