sábado, 2 de julho de 2016

NOTA ACADÊMICA - Homenagens Póstumas

HOMENAGENS PÓSTUMAS
A
YOLANDA QUEIROZ
E
IVENS DIAS BRANCO


Falecidos em duas sextas-feiras seguidas do mês de junho deste ano, nos dias 17 e 24, respectivamente, os megaempresários cearenses Yolanda Vidal Queiroz e Ivens Dias Branco, ambos Membros Beneméritos da ACLJ, foram objeto de belas e muito concorridas Missas de 7º Dia na Catedral Metropolitana de Fortaleza, nas sextas-feiras subsequentes, 24 de junho e 1º de julho.

As referidas cerimônias católicas, cada uma concelebrada por vários sacerdotes, estando o templo bem decorado e feericamente iluminado, foram ambas musicadas por coral e orquestra, sob a regência do competente maestro Poty Fontenele, que também detém título honorífico da nossa Academia. Em cada uma delas subiram ao microfone do proscênio litúrgico todos os filhos e netos dos mortos ilustres, cada um proferindo emocionadas manifestações póstumas de apreço e de saudade.


Passadas as Missas de 7º Dia, como é tradição, a ACLJ promoverá a Sessão da Saudade em memória de seus dois Membros Beneméritos falecidos, na noite do dia 7 de julho, na sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), a partir das 20:00h. A ACI fica na Rua Floriano Peixoto, 735, no Centro, quase na Praça do Ferreira, com parque de estacionamento coberto, no mesmo quarteirão.

A Sessão da Saudade é uma homenagem póstuma que faz parte da tradição das principais academias literárias brasileiras, em que os acadêmicos recebem a família do confrade falecido, discursam em seu louvor, sendo ao final declarada vaga a cadeira numerada que ocupava. 

Na solenidade do dia 07, no auditório da ACI, retratos artisticamente pintados a óleo de Dona Yolanda e de Dr. Ivens serão descerrados, enquanto serão ambos saudados pelos acadêmicos Reginaldo Vasconcelos, Lúcio Alcântara, Rui Martinho Rodrigues e Cid Carvalho, estando prevista para o final uma rápida celebração católica cantada, no terraço do edifício. Parentes e amigos estão todos convidados.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário