quarta-feira, 12 de março de 2014

NOITE LITERÁRIA (EDITORIAL)

MOREIRA CAMPOS POR CID CARVALHO


Muito concorrida a TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO promovida na noite de ontem, 11 de março, no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras.

O evento vem sendo promovido mensalmente há 15 anos pelo jornalista Vicente Alencar, sempre na terça-feira da segunda semana de cada mês, reunindo prosadores e poetas.

Desta feita, os que compareceram ao seleto auditório da ACL foram brindados por interessante palestra proferida pelo Professor Cid Carvalho, que discorreu sobre o grande contista cearense Moreira Campos.

Cid furtou-se de falar sobre a produção do literato, sua verve, seu estilo, sua figura pública, pois tendo em vista a culta plateia a que se dirigia, isso seria ocioso – assim considerou – pois todos os presentes certamente conheciam sobejamente todos os detalhes públicos da vida e da obra de Moreira Campos.

Então falou da figura humana de seu primo-segundo  José Maria Moreira Campos, de quando este veio do interior morar em uma república de rapazes, e, ao ferir-se em uma briga, ficou hospedado em sua casa da Rua Agapito dos Santos, a casa do seu primo legítimo, o poeta Jader Moreira de Carvalho, pai de um Cid Carvalho então menino.

Contou da irmã doente de Moreira Campos, a Bem, e de seu irmão, que deixou de beber e curou-se da epilepsia de fundo etílico, para cuidar da Bem, só se permitindo morrer após a morte dela, muitos anos depois. Falou do início do namoro de Moreira com sua Maria José, a Zezé, relação que por todo o longo casamento foi cheio de paixão e romantismo.

Assim o ex-senador, o maior orador cearense vivo, que inclusive é Presidente de Honra da ACLJ, trouxe a lume as mais preciosas minudências sobre a vida do personagem – exatamente naquilo que humaniza os grandes gênios, e que mais interessa aos bons biógrafos, pois escapa aos curricula vitae oficiais.


De parabéns o nosso confrade Vicente Alencar, organizador do evento (com a colaboração de sua mulher, a escritora Margarida Alencar) o Dr. Cid Carvalho, sua grande atração de ontem, e, in memorian, o  grande literato Moreira Campos, Patrono Perpetuo da Cadeira de nº 18 da ACLJ, fundada pelo seu atual titular, Adriano Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário