segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

REPORTAGEM

ROLEZINHO
Por Reginaldo Vasconcelos* 

Os bares estão cheios de homens vazios, porque hoje é sábado” – disse Vinícius de Morais. Altino Farias discorda da assertiva do Poetinha, e prova que os homens vazios vão pelo mundo todos os dias da semana, cheios de esperanças vãs e de desejos fugazes. É nos bares e aos sábados que eles se enchem de alegria para festejar a vida. Ali filosofam, cultuam as amizades, preenchem a alma com felicidade genuína.

Neste último sábado, o jornal virtual Pelos Bares da Vida, que Altino edita, promoveu um “rolezinho” por 27 bares da cidade, em ritmo de pré-carnaval, levando 50 homens e mulheres que estão sempre vazios nos demais dias da semana, entregues à mais rigorosa rotina familiar e profissional, e que embarcaram em vagões jardineiras para fazer esse périplo da alegria, repletos de cidadania e de cultura. Essa é a segunda edição anual da iniciativa, que já inicia uma tradição.



O passeio teve início na Aldeota, foi à Gentilândia e ao Centro, bordejou o Jacarecanga, voltando pela Praia de Iracema e indo até a Cidade 2000. 

Duas reações distintas se observaram nos moradores da cidade, os que estavam pelas calçadas, nas lojas, nos ônibus, os que passavam em outros veículos. Uma parte do público quedava pasmado com a visão das fantasias e com som das marchinhas, como quem não fosse brasileiro e não conhecesse carnaval.


Apenas uma pequena parcela do povo reagia com alegria à passagem dos vagões sonoros, interagindo com seus ocupantes, e isso evidencia que Fortaleza perdeu quase totalmente o espírito momino – essa  cidade que já teve tantos blocos de sujos e um imenso corso de veículos, que subia da Praínha até a Duque de Caxias pela Rua Dom Manuel, durante os três dias de folia, além das grandes bailes carnavalescos nos clubes da cidade. 

*Reginaldo Vasconcelos
Jornalista e Advogado
Titular da Cadeira de nº 20 da ACLJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário