segunda-feira, 15 de outubro de 2012

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO



  
O Direto da Redação, programa que vai ao ar de segunda a sexta pela TV Cidade, às 8:15 da manhã, apresentado pelos analistas sociais Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ, na edição desta segunda-feira, dia 15 de outubro, abordou assuntos mais palpitantes da vida pública cearense.

Alfredo Marques iniciou o primeiro bloco do programa criticando a nababesca festa que está sendo programada pelo Governo do Estado para a reinauguração do Estádio Castelão. A festa deverá custar milhões de dólares ao erário estadual, em cachês de artistas internacionais. Elton John, Paul McCartney ou a banda de rock Red Hot Chilli Peppers, são os nomes mais cotados.


Freiras Júnior lembrou o absurdo que teria sido a recente contratação do tenor Plácido Domingo para inaugurar o novo centro de eventos do Estado.  Alfredo lançou um apelo ao Governador Cid Gomes no sentido de que desista de realizar essa extravagância, defendendo que para a reinauguração de um estádio esportivo bastaria promover um jogo clássico entre Fortaleza e Ceará.

Em seguida os comentaristas consideraram que não houve grande mudança nas estratégias da propaganda eleitoral, retomada no último sábado, entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza que disputarão no segundo turno.

Freitas lembrou que na data de hoje o Deputado Heitor Ferrer deverá anunciará se e quem deverá apoiar nesta segunda fase da campanha, considerando que, não obstante, a essa altura os eleitores de Ferrer já devem ter o segundo candidato definido. “Acho que se o Heitor não ficar neutro vai trair a sua bandeira de campanha: ‘Um prefeito para chamar de seu’”.

Alfredo acrescentou que os eleitores de Heitor Ferrer estavam protestando contra as máquinas eleitorais, do Município e do Estado, de modo que dificilmente eles vão aceitar a adesão do Heitor a uma delas.

Freiras Júnior pontuou, de forma irônica, que PC do B e BSDB, estes sim, ao aderirem a uma das campanhas, neste segundo turno, certamente vão orientar a  votação de suas duas “combis” de eleitores.   

Mudando de tema, Alfredo Marques diz: “Eu queria que me fosse esclarecida a razão da viagem do Governado Cid à Coreia do Sul. Isso ainda não desceu na minha goela”. Freitas, repetindo o vocativo habitual, rebateu: “Alfredo, ele foi propor negócios entre a Coreia e a Petrobrás!”. “Sim, mas ele não tinha procuração da Petrobrás para isso, e por essa razão levou um puxão de orelha da sua Presidente – retrucou Alfredo Marques.

Aliás, nós só temos um representante no governo da Presidente Dilma, que é o Leônidas Cristino, do Ministério dos Portos – lembrou Freitas Júnior. E o Ceará foi um dos poucos estados que não se coligaram ao PT nas eleições para prefeituras de capitais, o que fará diferença na campanha para a Presidência.

E por falar em prefeituras, Freitas júnior registrou que está havendo um verdadeiro desmonte do patrimônio municipal das cidades que não elegeram a situação. No município de Chorozinho, por exemplo, até o manto do Menino Jesus de Praga, do santuário que caracteriza a cidade, teria sido objeto de rapinagem. Se o Ministério Público não tomar providências, nem cadeira vai haver para a nova prefeita se sentar.

Finalmente a dupla de comentaristas lamentou a escalada da violência nas ruas de Fortaleza, em que uma senhora foi alvejada na cabeça, por dois bandidos, no Bairro da Aldeota, no meio da tarde, neste final de semana, e até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida foi recentemente saqueada.

Por fim, houve o registro dos aniversários do jurista Roberto Martins Rodrigues, membro efetivo emérito da ACLJ, e do radialista Jason Stone, que é membro honorário, o qual concorre a uma cadeira de acadêmico titular.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário