quarta-feira, 19 de setembro de 2012

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO



O Direto da Redação, programa que vai ao ar de segunda a sexta pela TV Cidade, às 8:15 da manhã, apresentado pelos analistas sociais Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ, entrevistou, na edição desta quarta-feira, dia 19 de setembro, o Secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Fortaleza, Luciano Feijão, a respeito do impasse sobre a quem competiria suportar as desapropriações necessárias às obras na Via Expressa, com vistas à mobilidade urbana, para os eventos desportivos que virão.  

No primeiro bloco do programa, Alfredo Marques e Freitas Júnior analisaram as notícias de política que têm chamado as atenções, como a procuração que o deputado petista José Genoíno teria outorgado à sua mulher, Rioco Kayano, para a eventualidade de ser condenado e preso em razão do mensalão.

Freitas considerou que, de fato, a tese de defesa do ex-presidente do PT, o qual alega que apenas assinou os empréstimos fraudulentos, é frágil demais. Não fosse assim, um homicida poderia se eximir de culpa alegando que apenas puxou o gatilho do revolver.

Notou Alfredo Marques que em se tratando de política, a hipocrisia é a regra do jogo. Diante das conclusões do STF, Lula já não diz mais que o mensalão não aconteceu, mas o deputado Marco Maia, Presidente da Câmara Federal, continua insistindo nisso.  

Os comentaristas trataram também da grave bancária nacional. No âmbito do Estado, o Deputado Ivo Gomes se solidarizou ao movimento. Ambos concordam que a atividade é tão lucrativa que nada justifica que pague tão baixos salários. 

Finalmente o Programa Direto da Redação exibiu um vídeo do Sistema Monólito de Comunicação, de Quixadá, realizado na noite de domingo, dia 16, que denunciava uma reunião política em escola pública do município, em torno do candidato do PT, Ilário Marques.

De repente, um grupo de pessoas que participava do encontro saiu do interior da escola e investiu contra os  que observavam da calçada. Uma delas agrediu fisicamente o repórter Wal Alencar, interrompendo a gravação. Em seguida o jornalista voltou a gravar, com o rosto sangrando, para concluir a matéria. O coordenador de campanha do candidato, Jacson Cabral, foi preso em flagrante, acusado pela agressão.

Luciano Feijão compareceu aos dois últimos blocos do Direto da Redação para elucidar a questão sobre de quem seria a responsabilidade sobre as desapropriações na Via Expressa, com vistas aos grandes eventos desportivos que a Capital sediará.

O Secretário exibiu a Matriz de Responsabilidade da obra, documento assinado pela Prefeitura, pelo Governo do Estado e pelo Ministério dos Esportes, onde resta clara a atribuição de cada um. E segundo  que consta no termo apresentado, as desapropriações caberiam exclusivamente ao Executivo Estadual.

Então, Freitas Júnior indagou a Luciano Feijão o motivo dessa controvérsia, se tudo está estabelecido em documento oficial. Resposta: “O Estado tenta escapar de suas obrigações, dizendo que há um equívoco na Matriz de Responsabilidade”. 


Vide: www.contrapontofortaleza.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário